google-site-verification=k3CPvsyuEfVX7IoApBgehpB32aVlnSL1OjRjb406YhU
 

Planejamento Tributário – hora de optar


Hoje falaremos sobre as opções tributárias das empresas que devem ser exercidas no mês de janeiro de cada ano. Fique atento, é no mês de janeiro de cada ano que as empresas devem olhar para o ano anterior, verificar como foram pagos os seus impostos e contribuições, olhar para o futuro e tentar prevê-lo. Diante destes dados em mãos, efetuar seu planejamento tributário.


Há várias análises a serem feitas, será melhor optar pelo INSS sobre o faturamento ou a contribuição patronal sobre a folha de pagamento? Será melhor optar pelo Lucro Real ou Lucro Presumido, ou ainda Simples Nacional? Quem é optante pelo Simples Nacional e possui uma empresa que fatura menos de 81 mil reais anuais, pode optar pelo MEI – Microempreendedor Individual, respeitando todos os seus requisitos.

Caso a empresa está optando pelo Lucro Presumido e encerrou o ano com prejuízo fiscal, se estivesse pagando seus impostos com base no Lucro Real, não teria pago Imposto de Renda da Pessoa Jurídica – IRPJ e nem a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido – CSLL, e ainda teria a possibilidade de compensar estes prejuízos em períodos posteriores.


Caso a empresa tenha a percepção de uma folha de pagamento anual com valor inferior a 12% de seu faturamento anual, e está pagando seu INSS patronal através do INSS sobre o faturamento, talvez este não seja o mais interessante.

São várias análises e reflexões a serem feitas e que com o auxílio de um bom contador, tudo se torna mais fácil. A quem diga que com o apagar das luzes de um ano velho, as esperanças e energias são renovadas para se enfrentar o novo ano, e isso é verdade. Há que se enfrentar o novo ano, mas se utilizando das experiências passadas para tentar tirar proveito e não errar novamente. O planejamento tributário auxilia muito as empresas e traz grandes economias, se encarado com responsabilidade.


Procure seu contador, avalie o ano que passou em sua empresa e tente prever o novo ano que se inicia. Fique atento, pois isso só é possível neste mês de janeiro, e a opção é feita para todo o ano de 2020.


Tem alguma sugestão de assunto para a próxima coluna ou dúvida? Escreva para mim através do email paulo@basecontabil.com ou me contate pelo telefone 37 99821-0202. Até a próxima!


Paulo Douglas dos Santos

É contador com experiência na área Tributária, Contábil, Trabalhista e Comercial. Possui MBA em Gestão Empresarial e atua na contabilidade de empresas da região Centro-Oeste de Minas Gerais há mais de 10 anos, além de consultoria Administrativa/Financeira.

 

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo